Jordi Savall no Festival "Terras sem Sombra 2010

O Festival de Música Sacra do Baixo Alentejo “ Terras sem Sombra”, conseguiu, por mérito do seu promotor, o Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, o reconhecimento nacional como um dos principais eventos na área da música clássica.
Este ano, em mais uma edição do festival, que decorre entre 23 de Janeiro e 8 de Maio, os seus promotores suplantaram todas as expectativas, programando para a abertura do mesmo, um concerto com o catalão Jordi Savall.
Jordi Savall é uma das personalidades musicais mais polivalentes da sua geração. As suas actividades como concertista, pedagogo, investigador e criador de novos projectos, tanto musicais como culturais, situam-no entre os principais artífices da actual revalorização da música histórica, tendo já gravado mais de 170 discos.
Simplificando a importância de Jordi Savall, poderia dizer que o catalão está para a música erudita ou clássica como os Beatles os Rolling Stones ou os U2 estão para a música Pop/Rock.
O concerto de abertura com Jordi Savall, que se faz acompanhar pelo percussionista Pedro Estevan, está programado para a Igreja Matriz de Santiago do Cacem e eu tenho muita pena que a cidade de Beja não tenha tido atractividade para chamar a si, enquanto capital de distrito e sede de Diocese a realização deste evento.
Se eu posso ir a Santiago do Cacem assistir ao concerto?
Poder posso, mas não é a mesma coisa.
De Anónimo a 20 de Janeiro de 2010
Concordo que Beja merecia um evento com esta dignidade, mas por outro lado Santiago do Caçém é igualmente merecedora do mesmo, até porque nos últimos tempos Santiago tem primado pelos eventos de grande qualidade e a articulação com a Diocesa e o seu Departamento do Património tem sido excelente.
De Vera a 20 de Janeiro de 2010
Não comento o post, mas começar a blogar com pontapés na gramática como "Caçem" ...... Não é nada promissor .....
De Anónimo a 20 de Janeiro de 2010
Pois é, a (o) detectôr de gralhas adianta-se de imediato a dar nas orelhas, gramaticalmente falando, mas, não está disponível para ajudar construtivamente os prevericadores. Pelo menos, independentemente da necessária correcção a exigir, era um pouquinho mais suave não acha? É que as posturas e as atitudes também são importantes, quando apenas se pensa em ajudar.
De Anónimo a 20 de Janeiro de 2010
Olhar para a árvore e não ver a floresta. Esta prática muito comum deve ser contrariada, se este blog e outros que existem de qualidade, ajudarem a olhar um pouco mais longe já vale a pena.
De Anónimo a 20 de Janeiro de 2010
Mais gralha menos gralha, mais erro ortográfico menos erro ortográfico o que vale a pena é reflectir sobre temas de interesse comum. Se entendo o alcance deste post , mais do que a perda de um espectáculo está a dificuldade de Beja se afirmar como cidade agregadora e de referência na região, se tivermos em conta que esse foi um dos temas que marcou a última campanha autárquica em Beja, importa acompanhar o desempenho da nova gestão autárquica e ver se conseguem cumprir com as promessas feitas.
Comentar post