Ao contrário de muitos escribas, que só este ano descobriram a Vinipax, aqui a minha pessoa não tem perdido uma edição do evento, e esta não foi excepção.
São conhecidos (embora não públicos) os constrangimentos criados pela nova gestão autárquica à organização deste evento: por incapacidade, por arrogância ou por opção, a verdade é que se não fosse o empenho do José António Lameira e o profissionalismo e liderança do Aníbal Coutinho, esta Vinipax, teria certamente uma história triste para contar.
Sobre a mostra, não alinho nas comparações bacocas “que este ano estava muito mais bonita do que em anos anteriores”, alguns dos que dizem e escrevem isto provavelmente nem foram lá nas edições anteriores, o que é facto é que o espaço estava muito agradável, que estavam presentes os principais produtores do sul - de referir que os produtores presentes representavam mais de 50% da quota do mercado nacional - pelo que apesar de tudo a feira tinha e teve as condições para voltar a ser o grande salão de promoção de um produto de excelência da região, como é o vinho.
Sobre a presença de visitantes, não posso como alguns dizer que “teve muito mais visitantes que em edições anteriores”, o que posso dizer é que nas vezes que lá estive eram escassos os visitantes, mas isso só por si vale o que vale.
Mas posso ainda dizer que: a promoção interna e pelo que percebi externa do evento foi miserável, que ter terminado com a Ruralbeja retira ao próprio evento dinâmica de visitantes, bem como a ideia ridícula que este é um evento elitista, na linha do Beja Wine Night, não terão decerto contribuído para um maior afluxo de visitantes.
Mas o que importa mesmo, é que a Vinipax pode e deve continuar a afirmar-se como uma mais-valia para a região e que quem no passado a perspectivou merece público reconhecimento, possam os actuais autarcas ter o engenho de criar eventos galvanizadores, coisa que até agora ainda não mostrou.
Sobre a Olivipax tenho dúvidas sobre o modelo e o sobre o Beja Gourmet penso que a gastronomia pode vir a ter um papel importante em paralelo com a mostra vínica, mas não será certamente por aqui.
» Regresso para breve, ou t...
» Coisas que se resolveram*...
» Coisas que se resolveram*...
» Coisas que se resolveram*...
» Coisas que se resolveram*...
» Coisas que se resolveram*...
» Beja Capital das contas c...
» Porque o dia 5 de Junho e...