Quarta-feira, 18 de Agosto de 2010

Críticas

Por vezes, para não ferir susceptibilidades, há pessoas que fazem críticas tão subtis, tão subtis, que os destinatários das mesmas são levados a vê-las como elogios, quando o que se pretendia era precisamente o contrário.

publicado por bejahoje às 00:23
link | comentar | favorito
14 comentários:
De Anónimo a 18 de Agosto de 2010
è a questão de ter os "tomates" entalados. No tempo da outra senhora as criticas eram mais claras, lá isso era, mas agora...
De Anónimo a 18 de Agosto de 2010
Caro blogueiro, você está a sofrer um caso grave de Dunning Kruger.

Com o tempo e talvez alguma ajuda profissional pode ser que isso amenize, porque cura, claramente não tem.
De Anónimo a 18 de Agosto de 2010
Eu sei que alguns comentários são feitos por pseudo-intelectuais bastante snobes, que usam e abusam do estrangeirismo, o que não é o seu caso, obviamente. De todo o modo, eu sou dos reles portugueses que fazem questão em defender a língua portuguesa, por isso, pedia-lhe encarecidamente que trocasse o que escreveu por miúdos "como se eu fosse muito burro". Desde já muito obrigado. Áh! a propósito ainda do uso de estrangeirismos, o nosso caríssimo Vereador Miguel Góis, modesta à parte, para além de ser um bom comunicador, utiliza muitos termos ingleses, mas como são muito bem aplicados na frase toda a gente os percebe, desculpe mas não é como você, porque o que ele diz ou escreve eu entendo e já consigo eu não percebo. Portanto aconselhava-o a pedir-lhe umas consultas, mas só de vez em quando, porque ele é um edil muitíssimo ocupado, mas faz jeitos de forma desinteressada, empenhada e com a modéstia que nós lhe conhecemos.
De José Silva a 19 de Agosto de 2010
O seu comentário é muito pertinente, até porque quem fez a referência ao fenómeno Dunning-Kruguer revela alguma ignorância, pois ao afirmar que não há cura, não é verdade. O fenómeno baseia-se, genericamente, na constatação de que há indivíduos que dispõem de poucos conhecimentos sobre determinados assuntos, mas acreditam saber mais do que aqueles que estão melhor preparados. Ora acontece que também está comprovado de que esses indivíduos quando submetidos a treino, não só melhoram as suas habilitações (passam a ser menos ignorantes), como mais facilmente passam a reconhecer as suas limitações reais e a sua evidente ignorância de partida. Ora o comentário proferido pelo anónimo a quem questionou, só poderia ser de alguém que enforma de um preconceito de base, esse sim incurável, que é o de elitismo, pois admite à partida que um ignorante tem de ser ignorante toda a vida, o mesmo é dizer que reconhece na sociedade dois estratos, respectivamente os eternos iluminados e os eternos ignorantes. Desnecessário será dizer que para ele (comentador), os eternos iluminados ocupam o estrato social dominante, e os ignorantes, têm que ter essa condição eterna, não aspirando ao conhecimento, e portanto integrar o grupo dos dominados. Se isto não é uma postura arrogante e classista, então não sei o que será. De qualquer forma o que ele endereçou ao blogueiro, de um modo sobranceiro, arrogante e snob, foi o atributo de presunçoso ignorante.
De Anónimo a 19 de Agosto de 2010
@"José Silva" - Afinal o blogueiro não é o único a sofrer da coisa, alguns comentadores* também. Não generalize caos concretos que isso só vai prolongar a sua "cura".

@20:28 considera Dunning Kruger um estrangeirismo? hmmm interessante...


*caso não seja o próprio blogueiro encarnado uma das suas várias, coloridas e mui sapientes personas.
De José Silva a 19 de Agosto de 2010
Felizmente que nunca sofri de tal fenómeno. Em relação a eu ter considerado um estrangeirismo, o senhor deve estar suficientemente perturbado, em termos intelectuais, porque nem se apercebeu que o meu comentário foi de resposta a um outro que manifestou dúvidas em relação ao seu texto. É evidente que não tenho a cor de "mui sapientes personas " como o senhor tem. Por isso, fico muito agradado porque, em contrapartida, de certeza que tenho outros atributos que o senhor demonstrou não ter. Quanto às personificações do blogueiro, fique descansado que tal como o senhor também não sei quem seja, nem estou interessado em saber, assim como não me interessa saber quem o senhor é, porque pela forma como escreveu seria pessoa que dificilmente teria o prazer de conhecer, o mesmo certamente aconteceria consigo. Portanto, admito que o sentimento poderá ser recíproco. Uma coisa lhe garanto, não deixarei de fazer referências, a jeito de comentário, a qualquer texto que ache interessante comentar ou, pelo contrário, que me pareça traduzir pretensiosismo ou manifestações pseudo-intelectuais, que pode não ser o caso; mas que aparenta... aparenta.
De Anónimo a 19 de Agosto de 2010
Afinal "José Silva" também é o 2º anónimo....é a isso que se chamam personas coloridas e sapientes, gosto especialmente da parte em que dá a entender que, provavelmente habitando o mesmo corpo, essas personas não se conhecem.
Eu ao menos admito quem sou e não mudo de nickname*: sou Anónimo como o autor do blog pensa que é, algum problema faça como dificilmente se entende na confusão que são as últimas linhas do seu comentário: queixe-se na Internet...


*estrangeirismo e não substantivo
De José Silva a 19 de Agosto de 2010
O senhor anónimo xpto é mau a fazer diagnósticos, porque felizmente não sofro de qualquer perturbação relacionada com transtorno dissociativo. No entanto, apraz-me registar a sua postura galeanteadora e snobista ao insistir no estrangeirismo, utilize o termo alcunha que não o envergonha, mas o "hábito acaba por fazer o monge". Afinal o nosso Povo é que é de facto uma persona colorida e sapiente, o resto são meras conversas de estultos.
De Anónimo a 20 de Agosto de 2010
Já compreendi o problema, e citando alguém que você deve conhecer, você dá uma nova dimensão, mas para cima ao Dunning-Kruger.




Comentar post

»Contacto

bejahoje@sapo.pt

»mais sobre mim


» ver perfil

» seguir perfil

. 4 seguidores

»pesquisar

»Agosto 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30
31

»posts recentes

» Regresso para breve, ou t...

» A Piscina de Beja

» Coisas que se resolveram*...

» Coisas que se resolveram*...

» Coisas que se resolveram*...

» Coisas que se resolveram*...

» Coisas que se resolveram*...

» Enxurrada em Beja...

» Beja Capital das contas c...

» Porque o dia 5 de Junho e...

»arquivos

» Agosto 2011

» Junho 2011

» Maio 2011

» Abril 2011

» Março 2011

» Fevereiro 2011

» Janeiro 2011

» Dezembro 2010

» Novembro 2010

» Outubro 2010

» Setembro 2010

» Agosto 2010

» Julho 2010

» Junho 2010

» Maio 2010

» Abril 2010

» Março 2010

» Fevereiro 2010

» Janeiro 2010

blogs SAPO

»subscrever feeds