
A 16 de Janeiro de 1974, Beja perdia um dos seus mais ilustres Artistas:
Carlos Montes
Carlos Montes dos Anjos, operário da construção civil, Pintor e Escultor autodidata, iniciou-se aos 19 anos no desenho a carvão e a ceras. Com profundas influências dos movimentos Neo –realista e Surrealista , embora nunca se tenha fixado em nenhuma corrente, Carlos Montes experimentou e desenvolveu diversas técnicas e conceitos estéticos que o levaram a produzir compulsivamente, durante muito tempo após duros dias de trabalho na construção civil, no seu atelier a que deu o nome de "A Barraca", mais de 200 telas e muitas esculturas, neste espaço da Rua da Branca em Beja funciona agora o Café Colmeia.
Homem marcado e revoltado pelo clima de extrema desigualdade e injustiça social vigente, comprometido na luta contra a ditadura, transpôs para o seu processo criativo muito desse sentimento de inconformismo.
Aos 43 anos partiu e deixou a cidade mais pobre.
A Câmara de Beja prestou-lhe homenagem, em Setembro de 1988, com uma exposição retrospectiva da sua obra na Galeria dos Escudeiros.
De Anónimo a 23 de Janeiro de 2010
Sem duvida um dos mais ilustres, esquecidos e desconhecido valor da cidade. Muito justa esta lembrança.
De Anónimo a 23 de Janeiro de 2010
"Vivem só os que lutam"
De Luis a 14 de Julho de 2010
E os que lutam perduram.
De José Janeiro a 24 de Janeiro de 2010
Gostei de ver o Carlos Montes no seu blog e ainda mais de ver o blogue que lhe dedicou- um bom trabalho. Privei com ele e com outros dos quais tenho saudade, o Norivel que já faleceu, um outro pintor cujo nome não me lembro e que pintava a preto e branco, o Lemos, o arquitecto Norberto, o Rações e alguns mais que privavam na rua da branca. Além de um atelier era uma boa escola da vida...e de revolta pelo estado que oprimia o nosso país. [
Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]
Gostei de ver o Carlos Montes no seu blog e ainda mais de ver o blogue que lhe dedicou- um bom trabalho. Privei com ele e com outros dos quais tenho saudade, o Norivel que já faleceu, um outro pintor cujo nome não me lembro e que pintava a preto e branco, o Lemos, o arquitecto Norberto, o Rações e alguns mais que privavam na rua da branca. Além de um atelier era uma boa escola da vida...e de revolta pelo estado que oprimia o nosso país. <BR class=incorrect name="incorrect" <a>Possou</A> um quadro que me foi oferecido pelo Carlos, terei imenso gosto em fotografa-lo para passar a fazer parte também do acervo.JJ
De Aniibal Montes a 9 de Fevereiro de 2010
Viva,
muito obrigado pelo seu comentário, terei muito gosto e muito prazer em adicionar mais uma obra a este blog dedicado a este ilustre artista Bejense.
todas as obras que estão no blog pertencem ao espólio da famila , nomeadamente á sua esposa Alice Montes, e ao seu irmao Luis Montes.
ficarei aguardar a sua foto.
Muito Obrigado.
Comentar post