Terça-feira, 19 de Janeiro de 2010

Beja hoje

 

BEJA HOJE

 
A escolha da identificação “BejaHoje” para o blogue não foi ao acaso, esteve na sua génese o propósito de criar um espaço de debate que tratasse temáticas de interesse sobre a nossa cidade e região envolvente. Procurar-se-á primar por um debate que reflicta elevação de análise e de reflexão sobre assuntos marcantes para melhor apreensão da actualidade.
O tempo de que dispomos é por norma escasso, por isso, importa aproveitá-lo de uma forma construtiva, reservando-o para abordagens de assuntos de relevância sobre o espaço que partilhamos e o quotidiano em que estamos envolvidos. Por vezes somos tentados a enveredar por abordagens menos consequentes, enformadas de influências de contextos marcadamente deficitários de realismo ou tolhidos por perspectivas em que a futilidade nos induz em escapismos que acabam por raiar os limiares da estupidificação.
Este blogue não pretende ser contra-ponto de qualquer outro blogue da nossa praça, mas apenas que se assegure, nos assuntos disponíveis para debate, seriedade, franqueza de opiniões e, principalmente, que não paire o espectro da demagogia, da especulação nem da maledicência, atributos comuns a muitos blogues a que acedemos diariamente. Quando vinculamos a identificação de Beja a um espaço de debate, fazemo-lo com o respeito que a nossa cidade nos merece, pela sua riquíssima história, pelos valores vivencialmente transmitidos de geração em geração e que muito a notabilizam, pela terra de que nos orgulhamos, pelo espaço em que crescemos e que albergou momentos e episódios marcantes da nossa vida, formatando as pessoas que somos. Por tudo isso e com a consciência de que se vive um tempo importante para a cidade e para o seu provir, vale a pena reflectir sobre questões da nossa vida colectiva e questionarmos o futuro que desejamos ou podemos ter nesta nossa terra. O futuro não se constrói sem passado e é consequência do que façamos no presente; cada um de nós deve sentir-se como uma pequena peça de um complexo quebra-cabeças que é a realidade de hoje e de amanhã.
Apesar das limitações que dispomos como protagonistas da mudança, independentemente de a assumirmos consciente ou inconscientemente, darmos mais ou menos valor a essa condição, temos seguramente um papel reservado no processo quotidiano de vida que acaba por contribuir, embora modestamente, para que o futuro seja diferente, para melhor ou pior, dependendo do que consigamos fazer enquanto comunidade face aos desafios que a esperam.
É com este sentido que foi criado o blogue, apelando à participação no debate de conteúdos referentes a temáticas locais e globais, por forma a romper com armaduras de indiferença em que nos encontramos ancorados, devido a um quotidiano rotineiro e arrasador que tende a desviar-nos de questões essenciais para a nossa existência colectiva. Aqui fica o desafio à participação.
 
publicado por bejahoje às 08:23
link | comentar | favorito
10 comentários:
De Anónimo a 19 de Janeiro de 2010
Parabêns pelo blog, vale sempre a pena discutir a nossa cidade.
De Anónimo a 19 de Janeiro de 2010
Muito Bem, cá estamos para participar.

Comentar post

»Contacto

bejahoje@sapo.pt

»mais sobre mim


» ver perfil

» seguir perfil

. 4 seguidores

»pesquisar

»Agosto 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30
31

»posts recentes

» Regresso para breve, ou t...

» A Piscina de Beja

» Coisas que se resolveram*...

» Coisas que se resolveram*...

» Coisas que se resolveram*...

» Coisas que se resolveram*...

» Coisas que se resolveram*...

» Enxurrada em Beja...

» Beja Capital das contas c...

» Porque o dia 5 de Junho e...

»arquivos

» Agosto 2011

» Junho 2011

» Maio 2011

» Abril 2011

» Março 2011

» Fevereiro 2011

» Janeiro 2011

» Dezembro 2010

» Novembro 2010

» Outubro 2010

» Setembro 2010

» Agosto 2010

» Julho 2010

» Junho 2010

» Maio 2010

» Abril 2010

» Março 2010

» Fevereiro 2010

» Janeiro 2010

blogs SAPO

»subscrever feeds