Segunda-feira, 8 de Novembro de 2010

Diz que disse …

 

Numa entrevista recente, Jorge Pulido Valente fez finalmente luz sobre uma dos maiores mistérios deste mandato: o célebre grupo organizado de trabalhadores comunista da autarquia bejense.

Depois de se ter pronunciado categoricamente sobre a existência do referido grupo, JPV veio agora dizer que afinal isto foi uma coisa que alguns trabalhadores lhe vieram contar e que não se pode agir com base no “diz que disse”.

Podia pensar nisso antes de produzir prosápia desprovida de sustentabilidade?

Poder, podia, mas não era a mesma coisa.

publicado por bejahoje às 00:29
link do post | comentar | favorito
7 comentários:
De Anónimo a 8 de Novembro de 2010 às 13:58
É assim uma coisa entre o diz que disse e a bufaria.
A juntar ás cusquisses das Pulidetes
De Anónimo a 8 de Novembro de 2010 às 21:08
Existe aqui algo de contraditório no comentário porque foram os próprios comunistas e trabalhadores da Câmara Municipal de Beja, que disseram que tinham uma célula organizada no interior da própria autarquia !

Tal facto só era justificável nos tempos das ditaduras salazarista e marcelista antes do 25 de ABRIL de 1974, agora em regime democrático não é entendível !
De Anónimo a 10 de Novembro de 2010 às 00:11
Para mim não deixa de ser absurdo o que é dito sobre a organização política, sobretudo quando se apela à democracia participativa, à cidadania, ao direito de organização etc. etc. Mas para que não hajam mal-entendidos reproduzo aqui um extracto dos estatutos do PS em vigor sobre as formas de organização do partido e a participação política dos seus filiados, designadamente: "Artigo 25º (Das estruturas de base sectorial)
1. As secções de base sectorial são estruturas constituídas por um número mínimo de 15 militantes do Partido organizadas segundo as seguintes categorias:
a. Secções temáticas;
b. Secções acção sectorial;
c. Secções de duração limitada.
2. As secções temáticas organizam-se para o acompanhamento e a iniciativa relacionada com temas, áreas e problemas das políticas públicas.
3. As secções de acção sectorial organizam-se em empresas, organizações ou sectores de actividade."

Penso que o texto fala por si. Mas para que não hajam dúvidas, devo dizer que a matriz organizativa do PS, e bem, contempla a organização de militantes por local de trabalho. Quem tece considerações como as proferidas pelo comentarista, ou é simplesmente ignorante, ou é intelectualmente desonesto, ou é avesso à democracia e aos direitos e deveres que consagra. O juízo de valor sobre o assunto cabe naturalmente ao leitor.
De JJ a 8 de Novembro de 2010 às 21:14
A busca do bode expiatório continua, assim como continua a falta de provas contra os chamados comunistas que estão a boicotar o trabalho da Camara , se calhar descobriu-se que os boicotantes não têm esse cartão.
A bem da nação.
De Um Municipe Atento a 9 de Novembro de 2010 às 18:03
Quem boicota os serviços da câmara são os próprios incompetentes do executivo, que só sabem perseguir e ameaçar os trabalhadores com processos disciplinares, os projectos do anterior executivo CDU que estavam agendados, como a alteração da pista de tartan, já com projecto a dinheiro aprovado e desbloqueado, para não terem que dizer que foi OBRA DA CDU, ficou na gaveta e outros já aprovados seguiram o mesmo caminho, PERGUNTA!, Quem boicota os serviços da INCOMPETÊNCIA , na Câmara de Beja?.
De antonio a 9 de Novembro de 2010 às 20:15
Antes, foi a dívida, depois o estado dos edifícios da Camara , etc e tal. Agora são os trabalhadores comunistas que trabalham na autarquia. O que virá a seguir para justificar a incompetência, o desleixo, a maldade dos vereadores do ps?
Têm um ano de governação. Que fizeram? Nada.
Agora discutem o Flávio dos Santos. Para quê? No fim do mandato ainda veremos aquela zona tal como está hoje.
Será que o sr Pide, perdão, Polido Valente tem medo de papões?

De Anónimo a 10 de Novembro de 2010 às 00:31
Já que alguém fez referência aos estatutos do PS, também eu vou partilhar convosco este texto declarativo dos princípios do mesmo partido: "1. Partido Socialista é a organização política dos cidadãos portugueses e dos outros cidadãos residentes em Portugal que defendem inequivocamente a democracia e procuram no socialismo democrático a solução dos problemas nacionais e a resposta às exigências sociopolíticas do mundo contemporâneo.
O Partido Socialista considera-se herdeiro e representante do grande movimento social e político que, a partir dos meados do século XIX, conduziu a luta por sociedades mais justas e solidárias. Essa luta, desenvolvida na frente ideológica, sindical e política, foi determinante para a fundação e a consolidação das democracias contemporâneas e para a consagração e a efectivação dos direitos sociais."
Perante este enunciado de princípios, eis algumas questões:
- Será o PS de Sócrates herdeiro deste legado histórico?
- Será que a teoria e a prática de dirigentes do PS nos últimos trinta anos convergem para o ideário contido no referido texto?
- Onde estão as alusões explicitas no discurso actual ao socialismo democrático?
- Não haverá contradição entre as políticas seguidas pelo PS, assumidamente antipopulares e os princípios enunciados?
- Quem estará certo ... o Sócrates ou o Secretário Geral da UGT quando se solidariza com a greve geral de 24 de Novembro?
Estas e muitas outras questões podem ser feitas para evidenciar as profundas contradições de um partido que se proclama de socialista, sendo na prática um exímio gestor do sistema capitalista e da sua manutenção como sistema socioeconómico dominante.

Comentar post

»Contacto

bejahoje@sapo.pt

»mais sobre mim

»pesquisar

»Agosto 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30
31

»posts recentes

» Regresso para breve, ou t...

» A Piscina de Beja

» Coisas que se resolveram*...

» Coisas que se resolveram*...

» Coisas que se resolveram*...

» Coisas que se resolveram*...

» Coisas que se resolveram*...

» Enxurrada em Beja...

» Beja Capital das contas c...

» Porque o dia 5 de Junho e...

»arquivos

» Agosto 2011

» Junho 2011

» Maio 2011

» Abril 2011

» Março 2011

» Fevereiro 2011

» Janeiro 2011

» Dezembro 2010

» Novembro 2010

» Outubro 2010

» Setembro 2010

» Agosto 2010

» Julho 2010

» Junho 2010

» Maio 2010

» Abril 2010

» Março 2010

» Fevereiro 2010

» Janeiro 2010

blogs SAPO

»subscrever feeds