Segunda-feira, 25 de Outubro de 2010

A Vinipax 2010

 

Ao contrário de muitos escribas, que só este ano descobriram a Vinipax,  aqui a minha pessoa não tem perdido uma edição do evento, e esta não foi excepção.

São conhecidos (embora não públicos) os constrangimentos criados pela nova gestão autárquica à organização deste evento: por incapacidade, por arrogância ou por opção, a verdade é que se não fosse o empenho do José António Lameira e o profissionalismo e liderança do Aníbal Coutinho, esta Vinipax, teria certamente uma história triste para contar.

Sobre a mostra, não alinho nas comparações bacocas “que este ano estava muito mais bonita do que em anos anteriores”, alguns dos que dizem e escrevem isto provavelmente nem foram lá nas edições anteriores, o que é facto é que o espaço estava muito agradável, que estavam presentes os principais produtores do sul - de referir que os produtores presentes representavam mais de 50% da quota do mercado nacional - pelo que apesar de tudo a feira tinha e teve as condições para voltar a ser o grande salão de promoção de um produto de excelência da região, como é o vinho.

Sobre a presença de visitantes, não posso como alguns dizer que “teve muito mais visitantes que em edições anteriores”, o que posso dizer é que nas vezes que lá estive eram escassos os visitantes, mas isso só por si vale o que vale.

Mas posso ainda dizer que: a promoção interna e pelo que percebi externa do evento foi miserável, que ter terminado com a Ruralbeja retira ao próprio evento dinâmica de visitantes, bem como a ideia ridícula que este é um evento elitista, na linha do Beja Wine Night, não terão decerto contribuído para um maior afluxo de visitantes.

Mas o que importa mesmo, é que a Vinipax pode e deve continuar a afirmar-se como uma mais-valia para a região e que quem no passado a perspectivou merece público reconhecimento, possam os actuais autarcas ter o engenho de criar eventos galvanizadores, coisa que até agora ainda não mostrou.

Sobre a Olivipax tenho dúvidas sobre o modelo e o sobre o Beja Gourmet penso que a gastronomia pode vir a ter um papel importante em paralelo com a mostra vínica, mas não será certamente por aqui.

 

 

publicado por bejahoje às 00:16
link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De ammp27 a 25 de Outubro de 2010 às 02:57
Vinipax 2010

Ao ler este post por completo, concordo com a maioria do que nele está escrito.
Fiquei até surpreso positivamente devo dizer ... gosto da mensagem que tenta passar.
Fui até Vinipax e gostei do que vi, o evento que tem pernas para andar.

AGORA PERGUNTO O SEGUINTE :
(...) a verdade é que se não fosse o empenho do José António Lameira (...) esta Vinipax, teria certamente uma história triste para contar (...)
isto é a sério ?

De Anónimo a 25 de Outubro de 2010 às 15:30
Pois Eu fui lá e gostei bastante, aliás, bastante mais que em anos anteriores em termos de apresentação do pavilhão e organização dos expositores. E das poucas conversas que por lá tive era unânime a ideia de que a feira estava muito mais bonita (e olhe que eu fui lá todas as ediçoes!) e também melhor organizada. Almocei no Beja Gourmet, na Herdade dos Grous e devo dizer que me deliciei com o repasto e ainda fiquei surpreendido com o preço pela positiva (almoço para duas pessoas com uma garrafa de grous tinto ficou em 32€). Espero que para o ano se continue neste bom caminho e que a qualidade do evento para visitantes e expositores continue a aumentar como neste ano.
De Anónimo a 25 de Outubro de 2010 às 21:05
Este gajo anterior só pode ser parvo. Pra já o almoço NUNCA foi este preço que ele tenta vir PAra aqui passar, ó homem tenha dó, a gente também lá esteve ok??
Depois a treta de melhor...aquilo estava IGUAL ménes ! Tirando as árvores de NaTAL TUDO O RESTO FOI RIGOROSAMENTE igual, QUEREM ENGANAR QUEM??
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Este gajo anterior só pode ser parvo. Pra já o almoço NUNCA foi este preço que ele tenta vir PAra aqui passar, ó homem tenha dó, a gente também lá esteve ok?? <BR>Depois a treta de melhor...aquilo estava IGUAL ménes ! Tirando as árvores de NaTAL TUDO O RESTO FOI RIGOROSAMENTE igual, QUEREM ENGANAR QUEM?? <BR class=incorrect name="incorrect" <a>fÓNIX</A> ...
De olha olha a 25 de Outubro de 2010 às 22:04
Fui a todas as vinipax. Esta melhorou nalguns aspectos e piorou noutros. Fui lá três dias e encontrei sempre tudo às moscas, certamente devido à pouca publicidade que foi feita à dita cuja.
Ao Sr. Miguel Gois só tenho a dizer que anda destorcido da realidade quando diz que a Vinipax está ao nível dos melhores certames mundiais.
Ainda há um longo caminho a percorrer.

Comentar post

»Contacto

bejahoje@sapo.pt

»mais sobre mim


» ver perfil

» seguir perfil

. 3 seguidores

»pesquisar

»Agosto 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30
31

»posts recentes

» Regresso para breve, ou t...

» A Piscina de Beja

» Coisas que se resolveram*...

» Coisas que se resolveram*...

» Coisas que se resolveram*...

» Coisas que se resolveram*...

» Coisas que se resolveram*...

» Enxurrada em Beja...

» Beja Capital das contas c...

» Porque o dia 5 de Junho e...

»arquivos

» Agosto 2011

» Junho 2011

» Maio 2011

» Abril 2011

» Março 2011

» Fevereiro 2011

» Janeiro 2011

» Dezembro 2010

» Novembro 2010

» Outubro 2010

» Setembro 2010

» Agosto 2010

» Julho 2010

» Junho 2010

» Maio 2010

» Abril 2010

» Março 2010

» Fevereiro 2010

» Janeiro 2010

blogs SAPO

»subscrever feeds