Sábado, 21 de Agosto de 2010

XXIII Semana Cultural da Salvada

A Semana Cultural da Salvada é uma iniciativa com 23 anos de existência. A organização é da Junta local em parceria com as colectividades da freguesia. Este evento tem desde sempre contado com o apoio da Câmara Municipal de Beja, reconhecendo esta entidade a qualidade e a importância de uma iniciativa que foi pioneira num modelo de animação, que em muito contribuiu para a dinamização cultural daquela freguesia e do concelho.

A participação nos últimos anos de grandes nomes da música portuguesa, com contrapartidas financeiras quase ridículas, é o reconhecimento da ousadia de um grupo de gente que todos os anos procura por de pé um evento com estas características.

Este ano a autarquia Beja Capital decidiu cortar quase radicalmente o apoio à Semana Cultural da Salvada, naquilo que mais parece uma tentativa de inviabilizar o evento. Não estamos falando de um corte que se enquadrasse numa eventual redução de despesa, coisa que eventualmente se poderia entender, estamos falando de um corte radical no apoio, reduzindo o mesmo a 1000 euros, a intenção parece bem clara.

Para o ano sugiro ao pessoal da Salvada, que em vez da Semana Cultural, organize uma Salvada Wine Week, em vez de convidarem nomes grandes da música portuguesa convidem a Lili Caneças e aí quase que aposto que terão garantido um forte  apoio da Câmara Beja Capital.

 

Imagem emprestada do Aldeagar

publicado por bejahoje às 11:21
link do post | comentar | favorito
13 comentários:
De Anónimo a 21 de Agosto de 2010 às 13:53
Esta é uma grande iniciativa, sem dúvida, importa recordar que na origem desta iniciativa esteve o Grupo de Teatro Jodicus.
Contra ventos e marés por favor não deixem morrer esta iniciativa. Dias melhores virão. Este ano voltam a ter um grande programa, com uma grande banda na sexta-feira, conta lá estar. Parabêns
De Anónimo a 21 de Agosto de 2010 às 15:32
O gozo que me dá ver-vos a fazer oposição...
De Anónimo a 21 de Agosto de 2010 às 22:39
Acho bem que vá gozando com a mediocridade da política desenvolvida pelos seus correligionários no poleiro da câmara. Só é lamentável as consequências que essas políticas podem ter para o incentivo de quem mantém através do voluntariado um movimento associativo com o peso que tem no Concelho, sem ele, em termos culturais e outros, Beja seria a capital da desertificação, pelos vistos e infelizmente para lá caminhamos. Mas como o Sr. e outros que tais estão borrifando-se para estas questões estão alegres e contentes e a assobiar mediocremente para o lado.
De Anónimo a 23 de Agosto de 2010 às 00:23
Gostei das palavras "poleiro da câmara". Demonstra a forma como as forças politicas da região olham para o Município. Todos querem para lá saltar!
De Anónimo a 23 de Agosto de 2010 às 12:21
Completamente enganado. A perspectiva de poleiro, vem justamente do novo estilo imprimido aos destinos da autarquia bejense. Quem dá saltos e tem comportamentos pseudo sociais semelhantes a um galinheiro é precisamente o actual executivo.
De Carlos fILIPE a 21 de Agosto de 2010 às 22:13
E mais um triste post destes bloguistas! SInceramente... acho que são voces que cavam o vosso proprio buraco cada vez mais fundinho!
De Anónimo a 21 de Agosto de 2010 às 23:07
Infelizmente triste não é o post deste bloguista , porque isso vale o que vale, neste caso nada. De facto triste é a razão que dá origem ao tema do post . Este executivo camarário, com o Sr. Presidente Pulido Valente à cabeça, com esta política que praticam vão acabar com as iniciativas de natureza popular nas áreas cultural, desportiva e social, e sobretudo com o voluntariado que existe neste domínio e que representa muito para a dinamização sociocultural do nosso Concelho. Isto a prazo vai ter custos gravíssimos para a animação e a vida cultural do Concelho. O objectivo deste executivo é apoiar os seus comparsas e, às vezes nem isso, para reforçarem as suas posições políticas, e tudo o resto é para liquidar. Esta é a visão política que este PS tem do voluntariado e da animação sociocultural. Isto tem um nome: partidarização das políticas municipais; e destrói as formas mais genuínas de voluntariado e de organização da sociedade civil na promoção do seu próprio desenvolvimento. As consequências futuras para a comunidade do concelho vão ser desastrosas. Portanto, não serão os comunistas que estarão afundados, mas toda uma comunidade, que passa a ter uma cultura espectáculo, sem a mínima participação comunitária. É esta a linha mestra da política de Pulido Valente que já dá para perceber, apesar dos poucos meses de exercício autárquico e que representa um retrocesso importante tendo em conta o estádio que se alcançou depois do 25 de Abril. Esta realidade é o oposto de uma democracia que deve assentar no exercício livre da cidadania, representando o movimento associativo um papel insubstituível nesse exercício. A política seguida, em que os apoios são apenas um dos corolários, é o que há de mais reaccionário e antidemocrático, porque empurram os cidadãos para a mera condição de espectadores das realizações socioculturais. Esta política é inclusivamente contraditória com o discurso oficial do PS. Isto é o que verdadeiramente está em causa com a política de Pulido Valente, tudo o resto são questões puramente acessórias.
De Anónimo a 24 de Agosto de 2010 às 18:45
Sr Anónimo de 21 de Agosto de 2010 das 23:07 um texto destes é BOM DEMAIS para ser apenas um post , merece um blogue e presentear os seus leitores com lúcidas reflexões, como é o caso. Parabéns.
Saliento uma ideia que deveria ser a preocupação de todos os bejenses, independentemente da cor politica, …“As consequências futuras para a comunidade do concelho vão ser desastrosas. Portanto, não serão os comunistas que estarão afundados, mas toda uma comunidade”.
Quanto aos autores dos comentários injuriosos este texto é “pérolas para porcos”.
De VÃO PRÒ CARALHO!! a 22 de Agosto de 2010 às 00:14
Mais um triste post de merda!!

Esta foi a pseudo politica coltural de MERDA da Câmara comuna de Beja a que o povo, ao fim de 36 anos, disse BASTA! VÃO-SE EMBORA! NÃO LIXEM MAIS A CIDADE; O CONCELHO E A VIDA DAS PESSOAS!!
De Anónimo a 22 de Agosto de 2010 às 03:13
Não seja malcriado , se não tem argumentos não faça comentários, só deixa mal os seus colegas de partido.
De Anónimo a 23 de Agosto de 2010 às 09:26
com tanta azia, até aposto que, caso lhe dessem essa possibilidade, ilegalizava este blog e todos os órgãos da comunicação social que não digam ´so bem do PS/Pulido Valente.
desprezo pra vocês !!!!!! só democratas !!!! vão mas é trabalhar !
De Anónimo a 23 de Agosto de 2010 às 22:39
O gozo que me dá ver-vos a fazer oposição...

De EU a 27 de Agosto de 2010 às 14:08
O triste disto tudo, é que até muitos dos que o puseram dentro do puleiro " estão arrependidos de o ter feito. Para o actual governo da Câmara Beja-Capital tudo o que importa é liquidar as dividas existentes, mas eu coloco uma questão : vão passar o resto do mandato a liquidar dividas, ou vão apenas continuar a receber o ordenadinho no final do mês para estarem sentados? Oh por favor, à Salvada até um autocarro lhes foi negado no passado Dezembro (2009) para transporte de jovens que animariam as tradicionais festas da freguesia, só conseguindo o transporte através da CM de Moura. Aconselho vivamente a todos os utilizadores deste blog a visitarem o link abaixo e lerem o ultimo parágrafo, que ainda assim passo a citar a parte importante da coisa: "...Admitiu Contudo, que “os atrasos se ficaram a dever ao facto da Câmara se ter confrontado com dificuldades de tesouraria, que a impossibilitaram de fazer os pagamentos ao empreiteiro”. Então quer dizer: tanta retenção de custos e depois a Câmara depara-se com "dificuldades de tesouraria"?
http://www.vozdaplanicie.pt/index.php?q=C/NEWSSHOW/39114
Reflitam e reparem que com os comunistas ao qual o povo disse "basta!", como refere um comentário, ISTO NUNCA ACONTECEU.
Força Salvada, juntos vamos continuar a lutar, e ja sabem que com a minha ajuda podem contar para o que for preciso, farei-o de boa vontade como fiz até agora. Vamos mostrar que forças inuteis não nos derrubam, vamos mostrar onde está a razão, vamos continuar até que nos caiam "azeitonas" em cima.

Comentar post

»Contacto

bejahoje@sapo.pt

»mais sobre mim


» ver perfil

» seguir perfil

. 3 seguidores

»pesquisar

»Agosto 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30
31

»posts recentes

» Regresso para breve, ou t...

» A Piscina de Beja

» Coisas que se resolveram*...

» Coisas que se resolveram*...

» Coisas que se resolveram*...

» Coisas que se resolveram*...

» Coisas que se resolveram*...

» Enxurrada em Beja...

» Beja Capital das contas c...

» Porque o dia 5 de Junho e...

»arquivos

» Agosto 2011

» Junho 2011

» Maio 2011

» Abril 2011

» Março 2011

» Fevereiro 2011

» Janeiro 2011

» Dezembro 2010

» Novembro 2010

» Outubro 2010

» Setembro 2010

» Agosto 2010

» Julho 2010

» Junho 2010

» Maio 2010

» Abril 2010

» Março 2010

» Fevereiro 2010

» Janeiro 2010

blogs SAPO

»subscrever feeds