Domingo, 27 de Junho de 2010

A Cidade e o Mapa

Uns certos iluminados, muito iluminados, da nossa praça tem nos últimos tempos defendido até á exaustão (diria ridículo) uma certa teoria que assenta em duas questões:

- Pôr Beja no Mapa.

- Levar gente à Praça da República (Centro Histórico).

Para alcançar esse desiderato propõe-se a tudo, ou a quase tudo, seja festas de um pretenso jet7 ou um concurso de misses.

Isto até daria para rir não fosse a coisa tão triste. Mesmo fazendo um esforço para entender o sentido figurado (penso eu) das ideias, não posso deixar de achar que estas mentes iluminadas, muito iluminadas, tem uma visão muito redutora do que é a afirmação de uma cidade no contexto regional e nacional e do que deve ser a sempre tão desejada revitalização do centro histórico dessa mesma cidade.

Não vale pena discorrer aqui sobre esta temática já que existe aí ao alcance de qualquer um  dezenas de estudos académicos, técnicos e políticos, que dissertam, e bem ,sobre uma matéria muito estudada e discutida, inclusive sobre Beja.

Se alguém mesmo que iluminado, muito iluminado, pensa que isto se faz com festinhas, festivais e outras tais, por muito participados que os mesmos sejam, se calhar não é tão iluminado como se julga.

Um exemplo:

Se em Beja se organizar uma festa que traga por exemplo a Lili Caneças, a Cinha e a Mituxa Jardim ou o José Castelo Branco é muito provável que a cidade fique no mapa. Do ridículo, mas fica.

Se resolverem organizar um concerto na Praça da República com o Quim Barreiros vai certamente muita gente à praça. Isso só por si significa o quê para a dinamização do Centro Histórico?

publicado por bejahoje às 23:23
link do post | comentar | favorito
16 comentários:
De Anónimo a 28 de Junho de 2010 às 00:39
Ainda não curaram essa azia?!

VÃO PRÓ CARALHO, COMUNAS!!!
De Anónimo a 28 de Junho de 2010 às 01:56
Caro senhorito
você tem menos miolos do que um pardalito,
a sua insensatez leva-o ao ridículo,
quando fica desagradado só sabe dizer caralhitos.

Assim revela as suas malcriadices
porque defende-se com merdices
deste seu reinado autárquico de aldrabices
nestas coisas que faz de perfeitas tolices
De Anónimo a 28 de Junho de 2010 às 13:19
para sr anónimo:
para por o seu ponto de vista não precisa de ser tão ordinário, porque não é assim que você mostra a sua razão, tem que mostrar ás pessoas que não teêm razão, mas com palavras correctas e provas é que deve escrever.
De maria a 28 de Junho de 2010 às 00:48


Sempre que por uma questão de boa vontade passo por

aqui fico sem desejo de voltar, que tristeza quer de post,

de comentários , senhor Ramalho , enxergue-se.
De Anónimo a 28 de Junho de 2010 às 01:34
@kerida maria,

quem é o senhor Ramalho e porque motivo se deve enxergar?!
De Anónimo a 28 de Junho de 2010 às 01:37
Sra Dona Maria, mas porque é que insiste em vir a este blog se não gosta? Curiosidadezinha... cuidado porque essa curiosidade entala a "ratinha". De qualquer maneira devo dizer-lhe, pôr Beja no mapa é uma metáfora que faz sentido, tendo todo o meu apoio, quer seja este ou outro qualquer executivo. Apesar disso, acho que deveria haver maior selectividade e enveredar por promoções de qualidade, aliás como a nossa biblioteca costuma fazer. Esse exemplo, que prima pela qualidade, deveria ser seguido. Esta observação é apenas uma dica construtiva e não mais que isso, porque todos estamos preocupados com o futuro da cidade.
De Anónimo a 28 de Junho de 2010 às 13:01
Ok! Sentamo-nos à sombra do chaparro com a palhinha de trás da orelha a dormir a soneca e deixamos andar à espera de um milagre.
De LUIS a 28 de Junho de 2010 às 15:21
Não consigo mesmo entender...andaram tanto tempo a reclamar festas e foguetes, agora que tem festa criticam...Em vez de dizerem tanto mal de tudo e todos, discuta-se aqui qual a solução, quais as ideias...mas não existe inteligência para isso. Assim se perdem eleições, e por este andar nunca mais lá pisam.
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Não consigo mesmo entender...andaram tanto tempo a reclamar festas e foguetes, agora que tem festa criticam...Em vez de dizerem tanto mal de tudo e todos, discuta-se aqui qual a solução, quais as ideias...mas não existe inteligência para isso. Assim se perdem eleições, e por este andar nunca mais lá pisam. <BR><BR class=incorrect name="incorrect" <a>Sinseramente</A> não é o meu tipo de evento, no entanto penso que, numa cidade que quer estar culturalmente viva, tem de ter eventos para todos os gostos...e na praça da republica penso ser o sitio ideal para desenvolver eventos. <BR><BR>Tenho apreciado muito as esplanadas que estão neste local e penso ser a ignição para a revitalização. <BR><BR>Desafio o Sr anónimo do BejaHoje a lançar também aqui as suas ideias, pois dizer mal é falta de criatividade , de inteligência e de dinamica.
De Tomix Alentejano a 29 de Junho de 2010 às 01:05
Para Luís:
a que tipo de festa se está a referir?
Será a festa do jet 7 dos tesos no Castelo, só para alguns?, ou será as misses numa localidade que nada tem que ver directamente com vindimas . Que falta de IDEAS , para organização de eventos, para o povo.
De LUIS a 29 de Junho de 2010 às 09:36
Obrigado senhor tomix, gostei muito das suas ideias dinamizadoras!
De Carlos Antonio a 28 de Junho de 2010 às 19:36
Senhores Donos deste Blog: não acham que deviam mudar a vossa maneira de falar das coisas!? Ainda não morderam a língua!? Foge que até já chateia! Vocês devem de ir ser castigados às portas do céu de certeza... e devem ir descer bem fundo para o inferno tal é a maldizencia! Fogo!!!
De nao sei se diga a 28 de Junho de 2010 às 22:55
Boa noite,
Já tenho visitado algumas vezes este blog pois quando se pesquisa no google BEJA lá surge este "caminho" cheguei e pensar que fosse um blog dinamizador e até promovesse a divulgação do v/ concelho é com muita estranheza que constato que é um "lavar de roupa suja" constante. Posso fazer uma pergunta, não sei se ao Sr ou à Sra já pensou em candidatar-se nas próximas eleições a presidente do municipio e tentar agradar a população e até quem sabe conseguir fazer omeletes sem ovos!
Pense e ajude a sua cidade não saiba só criticar destrutivamente, participe e ajude se acha que não são capazes aconselhe. Diga-me também estas festas que aqui anuncia costuma frequentá-las só para dizer mal ou nem sequer lá vai e conta o que ouve de outros. Não se esqueça que todas as casas têm telhados de vidro e os seus concerteza não devem ser diferentes é que com estas mudanças climáticas cada vez cai mais água de pedra.
De Anónimo a 29 de Junho de 2010 às 18:26
Desde que se começou a falar do Bejawinenight os comentários deste blog subiram muito de nivel e de qualidade sim senhora estou a gostar de ver esta gente bem falante e educada vir opinar num blog de má língua como este. ao menos deixam a milhas os ordinarotes que por aqui costumam vir vomitar na caixa de comentários. Onde há classe é logo outro nível.
Continua bejahoje, não te deixes embriagar com os perfumes caros que começam a pairar sobre a cidade
De Anónimo a 29 de Junho de 2010 às 23:07
O Sr. Pulido cada vez que vai à Câmara é de fugida, e pelos vistos os outros membros do executivo e acessores (que só lá estão para ganhar o dinheiro) também. Será que ainda não repararam que as pedras da praça estão imundas. Que vergonha!!! Desde que lá puseram o cú nas cadeiras que a praça não é limpa. Não é só festarolas também tem que haver limpeza no sitio das festarolas. Vejam lá se levam a Lili à praça e ela fica lá colada com os seus lindos sapatos e a câmara para além do dinheiro que lhe vai dar terá que a indiminizar pelos danos.
Ainda falam do executivo CDU. Tenham mas é vergonha nessa cara.
De Anónimo a 2 de Julho de 2010 às 00:24
Eu não sou "acessora". Sou aSSessora e Doutora sff

De 123@sapo.pt a 2 de Julho de 2010 às 19:36
Não conheço nenhuma Doutora eleita neste executivo, se dizer drª. ainda vá que não vá.

Estes Xuxas nunca aprenderão.

Comentar post

»Contacto

bejahoje@sapo.pt

»mais sobre mim


» ver perfil

» seguir perfil

. 3 seguidores

»pesquisar

»Agosto 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30
31

»posts recentes

» Regresso para breve, ou t...

» A Piscina de Beja

» Coisas que se resolveram*...

» Coisas que se resolveram*...

» Coisas que se resolveram*...

» Coisas que se resolveram*...

» Coisas que se resolveram*...

» Enxurrada em Beja...

» Beja Capital das contas c...

» Porque o dia 5 de Junho e...

»arquivos

» Agosto 2011

» Junho 2011

» Maio 2011

» Abril 2011

» Março 2011

» Fevereiro 2011

» Janeiro 2011

» Dezembro 2010

» Novembro 2010

» Outubro 2010

» Setembro 2010

» Agosto 2010

» Julho 2010

» Junho 2010

» Maio 2010

» Abril 2010

» Março 2010

» Fevereiro 2010

» Janeiro 2010

blogs SAPO

»subscrever feeds