Domingo, 20 de Junho de 2010

José Saramago

 

Muitos gostariam que a fogueira que reduziu a cinzas o seu corpo, pudesse também queimar as suas convicções.

 

Mas essas, felizmente, não ardem em fogueiras inquisitórias.

publicado por bejahoje às 23:07
link do post | comentar | favorito
11 comentários:
De david a 20 de Junho de 2010 às 23:33
www.josesaramago.org
De Camilo a 21 de Junho de 2010 às 00:17
A decisão de ausência nas celebrações fúnebres por parte do Sr. Presidente da República é simplesmente inqualificável. A sua ausência institucional revela bem a falta de postura e de sentido de Estado. Agiu não como Presidente da República, mas enquanto cidadão Aníbal Cavaco Silva, manifestando todo o rancor antidemocrático e um sentimento de mesquinhez indigno do primeiro magistrado da Nação. Independentemente das convicções políticas e religiosas de José Saramago, o escritor ergueu bem alto Portugal e a língua portuguesa, sobretudo entre as camadas mais cultas da população mundial. Prestigiou o País como nunca nenhum presidente da república do do século XX e início deste século o fará. Se a projecção dada por Saramago não é suficiente, cujo mérito foi reconhecido por instituições insuspeitas, então que significado poderão ter as palavras de sua Excelência, quando afirma que é necessário premiar o mérito. E que dizer do contributo que o escritor deu para a auto-estima dos portugueses. O comportamento do PR é revelador de um País que não tem lideranças políticas credíveis à altura dos desafios contemporâneos. Estes lideres não têm carisma, cultura, carácter, numa palavra não dispõem de dimensão histórica para conduzir o País a um porto seguro. Saramago terá um lugar de honra na História do País, Cavaco Silva será esquecido ou quanto muito lembrado como uma caricatura da democracia portuguesa.
De Anti-Esquerdalha a 21 de Junho de 2010 às 00:48
nNnca percebi por que razão Saramago não se atreveu a escrever um livro insultando o Islão.

Estranho. Teria medo de alguma coisa?

De Anónimo a 21 de Junho de 2010 às 11:08
Medo e Saramago são duas coisas que não ligam.
De Anónimo a 21 de Junho de 2010 às 18:24
Acha kamarada? Todos os komunas tem medo e são cobardes. Só actuam em MANADA

RSRSRSRSRSRS

De Camilo a 21 de Junho de 2010 às 23:24
Sr. Anónimo a letra K não é utilizada no alfabeto da língua portuguesa, a não ser para a identificação de símbolos ou unidades. Tirando esta nota. Devo dizer-lhe que ou é muito novo, ou então está muito desinformado em relação à história recente do País. O Comité Central do PCP quando passou à legalidade, porque antes estava na clandestinidade, os seus membros somavam 305 anos de prisão. Poderá dizer "esses malfeitores", essa era a visão do fascismo. Pode referir-se aos comunistas com todos e mais alguns atributos, agora que têm medo e são cobardes, isso é pura mentira não correspondendo à verdade histórica do PCP. Mais, é do conhecimento que o primeiro Secretário-geral do PCP, Bento Gonçalves, e outros militantes comunistas, morreram no Tarrafal, um campo de concentração criado pelo Salazar na ilha do Sal em Cabo Verde, para deportar os inimigos políticos que resistiam com coragem, pagando com a própria vida, o valor mais precioso que um indivíduo pode ter, a atitude combativa que sempre mantiveram. Estes são os heróis que a História não esquece, foram para estes que um dia um poeta se dirigiu a título de reconhecimento "... há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz não ...". Este Homens e Mulheres são os melhores filhos deste "nobre Povo e imortal". São estes que fazem a história e protagonizam as grandes mudanças da Humanidade.
De Tomix Alentejano a 21 de Junho de 2010 às 23:38
No tempo do Fascismo os comunistas não tinham medo, nem nunca foram nem são cobardes, o Salazar bem os quis torcer, mas não consegui, alguns pagaram com a vida a aventura de combater o fascismo, hoje estão cá
com a cabeça levantada que é aquilo que alguns senhores da nossa praça não são capazes andar. Quando se fala de Comunistas deveria de se falar com mais respeito quer se goste ou não. Não é Comunista quem quer é quem pode ser.
De zeca a 29 de Junho de 2010 às 15:31
@ anonimo 21 de junho 18H24

deves estar a falar da tua mãe,porque vacas há lá na tua casa,.. triste...
De José Silva a 21 de Junho de 2010 às 23:38
Anti-esquerdalha , você se não existisse tinha que ser inventado. O Islamismo, o judaísmo e o cristianismo são religiões monoteístas, comparativamente com outras religiões, ou até em relação ao agnosticismo, aquelas religiões são muito próximas. Portanto, são mais as semelhanças que as identificam que as diferenças. Assim, deixe-se de preconceitos em relação ao islamismo. O Escritor escreveu naturalmente sobre o cristianismo, porque é marcante o cristianismo no espaço geocultural onde se insere, sendo o conteúdo da sua obra resultado de reflexões e inquietudes sobre questões sociais, políticas, religiosas e culturais da nossa sociedade.
De Anónimo a 21 de Junho de 2010 às 21:05
MANADA é produto do teu encontro com a tua família.
De david a 22 de Junho de 2010 às 01:20
Existia alguém que dizia, pouco me importo que falem bem ou mal de mim...O importante é que falem. Felizmente no caso dos camaradas fala se pela gloria. É tão lindo ser comunista. Tenho o privilegio de conhecer camaradas que viveram a clandestinidade que marcaram a historia dos nosso país. Homens de grande carácter e de uma profunda admiração…Numa ocasião proporcionada pelo partido eu perguntava, a um camarada com o triplo da minha idade que na sua simplicidade e humildade insistia que eu o trata se por tu. Eu perguntei camarada o que te leva a resistir e não ceder a PIDE? Ele com uma pausa e um profundo respirar responde simplesmente assumi um compromisso...

Comentar post

»Contacto

bejahoje@sapo.pt

»mais sobre mim

»pesquisar

»Agosto 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30
31

»posts recentes

» Regresso para breve, ou t...

» A Piscina de Beja

» Coisas que se resolveram*...

» Coisas que se resolveram*...

» Coisas que se resolveram*...

» Coisas que se resolveram*...

» Coisas que se resolveram*...

» Enxurrada em Beja...

» Beja Capital das contas c...

» Porque o dia 5 de Junho e...

»arquivos

» Agosto 2011

» Junho 2011

» Maio 2011

» Abril 2011

» Março 2011

» Fevereiro 2011

» Janeiro 2011

» Dezembro 2010

» Novembro 2010

» Outubro 2010

» Setembro 2010

» Agosto 2010

» Julho 2010

» Junho 2010

» Maio 2010

» Abril 2010

» Março 2010

» Fevereiro 2010

» Janeiro 2010

blogs SAPO

»subscrever feeds