Quarta-feira, 20 de Janeiro de 2010

Orçamento de Estado 2010

 

 

Há hora que escrevo este post, deverá estar para breve o anúncio do “casamento” entre PS e CDS com vista a viabilização do Orçamento de Estado para 2010. Eu sei que não é muito próprio destes tempos de “esquerda moderna” falar em “casamentos contra-natura”, mas confesso que este tipo de “casamentos políticos” me causa maior espanto” do que o dito, entre pessoas do mesmo sexo.
Mas vamos ao tema:

OE 2010

Para nós, ou pelo menos para mim, habituei-me a sempre que começam a ser conhecidos os mapas que integram o OE, a procurar logo o Mapa do PIDDAC, eu sei que é coisa de provinciano, de pessoa do interior, vivesse eu em Lisboa ou no Litoral e teria certamente mais interesse noutro tipo de mapas, mas enfim que havemos de fazer, lá vou continuar a procurar o papelinho do PIDDAC, embora a expectativa seja cada vez menor, senão vejamos, *entre 2005 e 2009, de acordo com os dados dos Relatórios dos Orçamentos do Estado, as verbas totais do PIDDAC passaram de 6.724 milhões de euros para apenas 4.061 milhões de euros. Se a análise for feita por distritos constata-se que os distritos mais afectados por cortes nas verbas para investimentos públicos foram precisamente alguns dos menos desenvolvidos.
Entre 2005 e 2009, as verbas para investimento público constantes do PIDDAC diminuíram em -46,9% para o distrito de Beja e em -61,3% para o distrito de Évora, portanto, reduções todas elas superiores à diminuição do valor total do PIDAAC no mesmo período (2005/2009) que foi de -39,6%.
Uma primeira análise ao OE 2010, mostra que as desigualdades no País não se vão alterar nos próximos anos. Embora uma das grandes linhas de acção seja "promover o investimento de iniciativa pública", no entanto esses investimentos são fundamentalmente "grandes investimentos públicos de transportes e comunicação – Alta Velocidade (Lisboa-Madrid, Lisboa-Porto, Porto-Vigo; Aveiro- Salamanca, e Aveiro-Faro-Huelva), Novo Aeroporto de Lisboa, Portos e Plataformas Logísticas, Estradas (mais auto-estradas) e Banda Larga", a que se juntam barragens e "intervenções em 17 hospitais em regime de parceria público-privada".
Uma das características da sociedade portuguesa é precisamente a profunda desigualdade que se tem agravado nos últimos anos que, com a crise actual e com o aumento do desemprego, têm tendência a piorar nos próximos anos, se as graves assimetrias regionais não forem efectivamente combatidas, o que não se consegue fazendo só mais auto-estradas e TGVs. Para além de ser um problema social grave, elas constituem um obstáculo importante ao crescimento económico e ao desenvolvimento, porque estão associadas ao baixo poder de compra da maioria da população.
*dados compilados por Eugénio Rosa - Economista
publicado por bejahoje às 20:20
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4 comentários:
De Anónimo a 21 de Janeiro de 2010 às 14:32
Este é um casamento de direita e não de "direito", mas o PSD também foi convidado os partidos de esquerda foram convidados mas os noivos disseram logo que a roupa deles ficavam mal na festa.
De Guerreiro a 21 de Janeiro de 2010 às 15:50
Esta dos noivos e dos casamentos deve estar certamente viciada. Porquê sempre com o(s) mesmos?
Não chega de más experiências, a ver pelo resultado em que está este País? Não há pachorra!
De Atento a 26 de Janeiro de 2010 às 10:01
Estes casamentos fazem-me lembrar união de facto entre o PS e o PSD para derrubarem a nossa Câmara.
Vamos lá ver agora quando é que o PSD vai lá cobrar os votos votos oferecidos.
De MARIA a 29 de Janeiro de 2010 às 10:56
ESTE PAÍS MAIS PARECE UMA CASA DE ALTERNE O PS FEZ AQUILO QUE O PSD NUNCA TEVE CORAGEM DE FAZER E DPS FAZEM COLIGAÇÃO MAS NÃO É O QUE FIZERAM SEMPRE MAS PARECE QUE O POVO TEM ME
MÓRIA CURTA JÁ SE ESQUECERAM DO QUE TEM SIDO OS GOVERNOS DOS ÚLTIMOS TRINTA E TAL ANOS NÃO É DE HOJE MAS TEMOS O QUE MERECEMOS INFELIZMENTE

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